Cabo Alonsimar

Telefones: (22) 998198627 (22) 998198627

Facebook: Cabo Alonsimar

Instagram:@caboalonsimar

"Alonsimar de Oliveira Pessanha, mais conhecido como CABO ALONSIMAR é vereador na cidade de Campos dos Goytacazes.
Um jovem oriundo da periferia da cidade, ALONSIMAR perdeu o pai cedo e desde então aprendeu a lutar pelos seus ideais. Começou pela sua participação no COMBEM (Coordenação Municipal de Bem Estar do Menor ), num programa social municipal de apoio ao menor aprendiz, criado no Governo do então prefeito José Carlos Vieira Barbosa, com o objetivo de retirar das ruas menores em situação de vulnerabilidade social, onde atuou como guardador de carro no estacionamento da cidade.
Na Gestão do prefeito Anthony Garotinho foi criada a Fundação Municipal da Infância e Juventude, ali ALONSIMAR ingressou no Programa de Estágio Laborativo, lotado no Hospital Ferreira Machado, na função de office-boy, onde permaneceu até completar 18 anos.
Após ter iniciado os estudos tardiamente, concluiu o curso Técnico em Estradas na antiga ETFC (Escola Técnica Federal de Campos), atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, o IFF Campos e depois prestou vestibular para a Universidade Estácio de Sá, para o curso de Fisioterapia, concluído com muita dificuldade, pois precisava conciliar os estudos com uma escala de trabalho nem sempre flexível, contrariou as estatísticas ao ser um dos poucos jovens de periferia concluir um Curso Superior e posteriormente uma pós-graduação. Hoje se prepara para um Mestrado na Área Educacional, de Segurança Pública ou Saúde.
De temperamento inquieto, sempre sonhou com uma sociedade mais justa, oportunidades iguais para todos. Por isso, desde cedo se envolveu com as causas sociais. Na ETFC, foi Presidente do Grêmio Nilo Peçanha. Idealista, com o passado carregado de dificuldades e uma postura séria e responsável, viu no Grêmio Estudantil Nilo Peçanha a possibilidade de diminuir as dificuldades para os estudantes menos favorecidos. Como uma das lideranças estudantis mais engajadas na mobilização e luta pela conquista do Passe Livre nos ônibus municipais que começou no Grêmio Nilo Peçanha e terminou quando foi Presidente da Federação dos Estudantes de Campos (FEC), com a promulgação da Lei do Passe Livre.
Nessa mesma época conheceu a esposa, a Professora Pedagoga Leandra Pires, com quem tem um filho, Allonso. Na época, pai de família desempregado, ALONSIMAR fez três concursos públicos, optando pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Desde então, CABO ALONSIMAR defende seus ideais e objetivos em movimentos como: Movimento Luz Azul (movimento de organização dos policiais militares nas lutas coletivas por garantias e conquistas de direitos), PEC 300 (equiparação dos salários dos policiais e bombeiros militares em nível nacional) e S.O.S Bombeiros. A participação em um desses movimentos rendeu a ALONSIMAR uma “temporada” no presídio de Segurança Máxima Bangu 1, no Rio de Janeiro, mas não calou o guerreiro, que com objetivo de dar voz a família PMERJ, foi escolhido pelos colegas militares para disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores do Município de Campos dos Goytacazes, onde em 2012, foi eleito Vereador Suplente. Como vereador se orgulha de, entre outras coisas, ter usado a Tribuna várias vezes para falar sobre Segurança Pública, dos policiais e lembrar dos Heróis “tombados” em Serviço.
Em 29 de maio de 2013, assumiu como subsecretário de Paz da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, cargo que ocupou até 1º de abril de 2014.
Na Câmara Municipal, busca atuar como fiscalizador das ações do Executivo, apresentar Leis e Projetos que visem o bem estar social, o controle e aplicação dos recursos públicos, principalmente os disponibilizados para a Educação, Segurança Pública e Saúde, assim como também aumentar a representatividade da Família PMERJ, seu gabinete não é somente uma extensão da familiar militar mas de todos os cidadãos que buscam uma vida digna. "