BIOGRAFIA E TRAJETÓRIA POLÍTICA DO VEREADOR JORGINHO VIRGÍLIO

Nascido e criado no bairro do Capão, região onde mora até hoje, o vereador Jorginho Virgílio pertence a uma família de 11 irmãos, filhos de Silvana e Vadinho.

Por necessidade, Jorginho teve que começar a trabalhar cedo, aos 14 anos, vendendo verduras e roupas. Ainda na adolescência, teve a sorte e o privilégio de conviver com os valores positivos da política graças ao querido amigo, ex-deputado estadual e ex-vereador, Paulo Albernaz. É ex-aluno do Instituto de Educação Professor Aldo Muylaert (Iepam), onde estudou por 13 anos e também trabalhou na cantina dos Virgílios, que era do seu pai e fica dentro da escola. Também frequentou o Colégio Estadual Nilo Peçanha e fez estágio em uma rede de bancos. Formado em Direito, foi subchefe do Detran da Comauto por sete anos, onde entrou e saiu pela porta da frente. Ainda ocupou cargo de chefia no Detro e foi suplente de vereador nos anos de 2004 e 2012.

Na Câmara Municipal de Campos, exerce seu primeiro mandato tendo como prioridades a defesa da transparência e do controle social dos recursos públicos. Chegou a ser eleito e ocupar o cargo de Segundo Vice-Presidente desta Casa Legislativa. Foi escolhido presidente da Comissão dos Direitos de Pessoas com Deficiência, compondo ainda as Comissões de Petróleo e Energia e de Legislação Participativa.

Como vereador, Jorginho Virgílio segue focado no trabalho por uma Campos melhor. Em seu mandato se destaca, por exemplo, a propositura e conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou o Fundo de Desenvolvimento de Campos, a CPI DO FUNDECAM, que foi presidida também pelo vereador. Com a medida, Campos poderá recuperar aos cofres públicos algo estimado em mais de R$ 550 milhões.

Outros pontos de relevância propostos pelo vereador estão a criação da Lei da Ficha Limpa no município, que proíbe a contratação de pessoas condenadas na Justiça e Tribunais de Contas de ocuparem cargos na Prefeitura e na Câmara, além da lei que impede a cobrança por estimativa por parte das concessionárias de serviços, como água e luz.

Outros projetos que tiveram apoio total de todos os vereadores foram a criação do Via Esporte e o que intitulou a sala de reuniões da Câmara de Campos com o nome do ex-vereador e ex-deputado Paulo Albernaz.

Logo no início do mandato Jorginho foi escolhido para presidir na Câmara a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o que para ele significou uma forma de fortalecimento na luta por uma causa que sempre defendeu, antes mesmo de ser eleito. Isso permitiu que o vereador esteja ainda mais próximo das instituições que atendem a estas pessoas, marcando presença em todas elas.

Já foram inúmeras visitas a escolas e creches. Além de hospitais municipais, Unidades Básica de Saúde e ao Hemocentro do HFM, cobrando melhor atendimento para a população. Entre os destaques estão a reforma da UBS de Guarus, junto com os moradores, e a climatização do Hospital Geral de Guarus (HGG).

O vereador fez ainda diversos pedidos de informações a órgãos da Prefeitura, cobrando esclarecimentos e transparência em contratos, primacialmente o da empresa Águas do Paraíba, que Jorginho propôs e presidiu uma audiência pública cobrando explicações e melhorias da concessionária, além da revisão de valores cobrados.

Nome: Jorge William Manhães Virgilio

Data de nascimento: 28/09/1976