A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes aderiu ao projeto de incentivo à leitura “OAB Vai à Escola”, da 12ª Subseção-Campos. A iniciativa foi idealizada pela OAB Campos em parceria com o Colégio Alpha. Por meio da parceria, 5 escolas das redes municipal e estadual (escolhidas por sorteio) foram apadrinhadas. O projeto tem como objetivo levar, de forma orientada, lúdica e prazerosa, a leitura para crianças e adolescentes.
O apoio da Câmara ao projeto foi intermediada pelo vereador Rogério Matoso (União Brasil). A Câmara Municipal deu início a este importante projeto, visando o desenvolvimento dos estudantes. “Traga seu livro, participe conosco deste movimento. Nesta fase da infância, quando começam a ler, a crianças passam a usar ainda mais da sua criatividade, a sonhar, e a leitura é uma ferramenta transformadora neste processo de formação. Vamos juntos neste sentido de promover um futuro mais reflexivo e mais criativo para as crianças e adolescentes da nossa cidade”, destaca Matoso.
O presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Leonardo Santos, ressaltou a importância do projeto. “Para nós da Comissão OAB Vai à Escola não restam dúvidas de que é a partir da leitura que se expande o conhecimento geral, aprimorando o vocabulário, a escrita e dinamizando raciocínio e a interpretação”, disse.
As arrecadações dos livros começaram no mês de abril e tem como pontos de entrega a Câmara Municipal, o Colégio Alpha e a sede da OAB - 12ª Subseção. Os livros destinados ao projeto são os de literatura e serão doados para todos os segmentos do Fundamental 1 até o Ensino Médio das escolas parceiras.
No segundo semestre de 2023, o projeto passa para a sua segunda fase com a visitação das escolas e a realização de oficinas para todos esses alunos.
A OAB Vai à Escola, a Câmara Municipal e o Colégio Alpha acreditam e esperam que esse seja apenas o primeiro passo na construção de um futuro melhor, mais reflexivo e mais criativo para todas as crianças e adolescentes da cidade de Campos. Afinal, a literatura não só nos transporta a mundos imaginários, também nos faz refletir sobre o mundo em que vivemos, promovendo a mudança.