Cumprindo a Lei Municipal 9.035/21, aprovada pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, foi realizada nesta sexta-feira (23) a vacinação de pessoas com deficiência na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O grupo foi classificado como prioritário para vacinação contra Covid-19 por meio do projeto proposto pelo vereador Leon Gomes (PDT).
O autor da Lei, que é vice-presidente da Comissão dos Direitos de Pessoas com Deficiência, acompanhou o dia de vacinação ao lado do vereador Thuin (PTB), que é presidente da mesma, e de Bruno Vianna (PSL), que é membro. Também esteve presente o vereador Helinho Nahin (PTC).
“Nesse primeiro momento, a vacinação está acontecendo só nas instituições para os assistidos. É um dia de muita alegria para nós. Essa vacina representa não somente um direito à vida, mas o direito à dignidade, uma garantia que está sendo dada às pessoas com deficiência. Para nós é uma conquista muito grande”, explicou Leon Gomes nas redes sociais.
Na quarta-feira (21), foi iniciada a vacinação para pessoas com deficiência com os assistidos pela Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (Apape). Conforme o texto sancionado, cabe à à Secretaria Municipal de Saúde a inclusão deste público prioritário e o estabelecimento das diretrizes para operacionalização do disposto nesta Lei.