A oficialização de uma data histórica para definir a formação de Campos voltou a ser debatida na Câmara Municipal nesta quinta-feira (20) pela Comissão Permanente de Educação e Cultura e historiadores e pesquisadores do município. Na reunião, ficou decido que o debate será ampliado por meio de consulta pública com data e critérios ainda ser definidos pela Casa Legislativa com a aprovação dos participantes.
A discussão gira em torno de quatro datas históricas. A Comissão de Educação e Cultura vai promover a consulta pública, expondo a defesa de cada corrente, para a população possa também opinar e dar mais transparência debate, que antecede a elaboração do parecer e votação no plenário da Casa, conforme explicou o presidente da Comissão, o vereador Maicon Cruz.
- É importante lembrar que história não é memoria; ela usa da memória, mas é uma ciência. Então, a gente precisa acessar essa documentação para definir qual é a data real de “nossos campos” e que data é essa, uma data religiosa, política, econômica. E é isso que estamos debatendo aqui, na Câmara. E todo cidadão deve ficar ligado, porque esse debate tem de ir para as escolas, para os professores, para que cada um tenha consciência do significado das datas defendidas – contou a coordenadora do Arquivo Público, Rafaella Machado, acrescentando que cada corrente deverá apresentar também argumento contrário às demais datas defendidas.
Participaram do debate vereadores, pesquisadores e historiadores de diferentes instituições. Confira o depoimento do presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Campos (https://youtu.be/_8-H6BeAu2o) e saiba mais sobre o debate em http://www.camaracampos.rj.gov.br/novo/index.php/tv-camara/1723-debate-publico-discute-data-de-criacao-de-campos-dos-goytacazes.